Uma das melhores formas de evitar as principais doenças de aves é através do manejo sanitário. Isso nada mais é do que a completa limpeza e desinfecção das instalações e de todos os equipamentos de sua criação. Você deverá evitar que um lote de galinhas utilize a mesma cama de frango de um outro lote. Toda a cama deverá ser retirada e o galinheiro desinfetado antes de introduzir novos animais. Após trocar a cama de frango você poderá vendê-la ou usá-la como esterco.
Após a cama ser removida, você deverá limpar e desinfetar o local usando-se de uma solução a base de formol a 5%. É muito importante eliminar todos os resquícios dos frangos que foram retirados. Isso evitará o surgimento de diversas doenças, que com certeza irão prejudicar a sua nova produção. Você também poderá usar a cal hidratada para agricultura. Ela ajudará a manter a cama de frango mais fácil de ser fragmentada, deixando-a mais absorvente e menos suscetível a formar misturas pastosas e pegajosas. Uma cama úmida é mais propicia para o aparecimento de fungos e bactérias.
Outro ponto importante é buscar conhecer os principais problemas sanitários de sua região. Procure sempre prevenir as doenças! Isso evitará o desperdício de tempo e também de medicamentos. Foque sempre em prevenir as doenças que são mais difíceis de serem controladas.
Se você estiver criando suas galinhas em um regime semiconfinado ou semi-intensivo as galinhas ficarão menos estressadas. Esse ambiente é mais tranquilo do que o de uma granja convencional. Galinhas mais “calmas” tendem a ter uma saúde melhor.
No entanto você sempre deverá estar atento as principais doenças, e se for o caso, deverá procurar o auxílio de um profissional. Lembre-se que nosso site tem como objetivo passar orientações básicas sobre as doenças. Caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário que tentaremos ajudar.