Psitacose

A Psitacose, também conhecida como Clamidiose e Ornitose, é uma infecção que afeta perus, patos, papagaios, pombos, homens e as vezes as galinhas. Ela é causada pela Chlamydia psittaci, uma bactéria de patogenicidade altamente variável. É uma doença de galinha que no inicio atacava aves de bico curvo, os psitacídeos, como periquitos, araras e calopsitas. Ela pode ocorrer em todo o mundo, apresentando uma taxa de mortalidade por volta de 5% a 40%. Ela é transmitida por contato direto, poeira fecal e também por aves selvagens, como pombos. A transmissão da fêmea para o ovo não ocorre.

Psitacose

Sintomas da psitacose

O diagnóstico da Psitacose pode ser clinico, levando em conta o histórico da doença na sua região, sinais e lesões nas galinhas. Exames também podem ser feitos, especialmente a sorologia, com a reação de fixação do complemento, ELISA e difusão em gel. Os principais sintomas da Psitacose incluem dificuldades respiratórias, diarreia amarelo esverdeado, abatimento, fraqueza, perda de apetite e peso, corrimento nasal, conjuntivite e diminuição da produção de galinhas poedeiras.

Tratamento da psitacose

O tratamento consiste na administração de tetraciclina, eritromicina, ceftriaxona e ampicilina, além do abate supervisionado. A doença é muito resistente e pode sobreviver nas fezes secas durante vários meses. Desinfetantes a base de iodo e formaldeído são eficazes para a limpeza de ambientes contaminados.

Prevenindo a psitacose

Para o controle da doença é muito importante que o ambiente de criação seja muito bem limpo, ficando livre do patógeno. Você também deverá deixar animais novos em quarentena, especialmente se tiver alguma suspeita ou se eles vierem de regiões que apresentaram surtos da doença. Uma boa alimentação também ajudará os animais a ficarem mais resistentes.

Vale lembrar que durante o tratamento você deverá evitar que seus animais tenham dietas com alta concentração de cálcio, pois ele inibe uma boa resposta aos remédios. Existem algumas vacinas para Psitacose em desenvolvimento, porém nenhuma que seja confiável até o momento.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!