Categoria: Gansos

Os gansos são aves que pertencem a família Anatidae assim como os cisnes e os patos. Existem mais de 40 tipos de gansos conhecidos. As raças selvagens podem ser encontradas em regiões de clima temperado, indo para locais mais quentes quando o inverno começa.

Acredita-se que os gansos tenham sido domesticados a muitos anos, no antigo Egito. Eles utilizavam os animais para a alimentação e também para fabricar flechas utilizando-se de suas penas. Os gansos ganharam uma característica interessante que é a de “cão de guarda”. É relativamente comum que eles defendam o local aonde moram de “invasores”, grasnando e atacando aqueles que não conhecem.

Eles são aves bem resistentes a doenças e de fácil criação. A sua criação fornecerá, além de carne e ovos, as penas e plumas. Estas são muito procuradas para encher travesseiros, edredons e também para adornar roupas e fantasias. O interessante é que os gansos “trocam de penas” uma vez por ano, momento em que as plumas se soltam sozinhas dos seus corpos. Em cativeiro eles podem viver até 50 anos, tornando-se assim uma boa fonte de plumas.

Você terá que escolher bem a espécie que será criada uma vez que cada uma terá a sua própria finalidade. Por exemplo o ganso chinês-branco, também chamado de sinaleiro-chinês é muito criado como “cão de guarda”. A seguir você encontrará diversos textos que irão te ajudar a criar melhor os gansos. Caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário que tentaremos ajudar.