Colibacilose

A Colibacilose em aves é a doença infecciosa mais comum em uma criação de aves. É comum aparecer após a galinha sofrer de problemas das vias respiratórias superiores, tais como bronquite infecciosa ou micoplasmose. É freqüentemente associada com doenças imunossupressoras, como a doença de Gumboro (enterite hemorrágica em frangos), ou aves jovens que são imunologicamente imaturas. É causada pela bactéria Escherichia coli e pode ser encontrada em praticamente todo o mundo.

Colibacilose

Sintomas da colibacilose

Os principais sintomas da Colibacilose são problemas na respiração, tosse, espirros, diminuição do apetite, baixo desenvolvimento corporal, desanimo e pequenos ferimentos. A mortalidade da doença fica em torno de 5% a 20%.

A infecção se dá por via oral ou por inalação, e através da casca, gema, água e objetos contaminados, possuindo um período de incubação de 3 a 5 dias. Mucosas feridas por conta de infecções virais e imunossupressão são fatores predisponentes para o desenvolvimento desta doença de galinhas.

Tratamento da colibacilose

O tratamento da Colibacilose consiste em administrar amoxicilina, tetraciclinas, neomicina, gentamicina ou ceftiofur, sulfonamidas potencializadas e fluoroquinolonas. Tem um grande movimento que busca diminuir o uso de medicamentos não naturais nos animais. Isso faz com que seja cada vez mais importante a vacinação das suas aves contra a Escherichia coli. 

Prevenindo a colibacilose

Uma boa higiene na manipulação dos ovos que serão usados para incubação, higiene da fazenda, bom manejo e saneamento do galinheiro, comida e água são formas de prevenção da doença. Controle os fatores de predisposição a doença e as infecções, geralmente através da vacinação. O agente infeccioso é moderadamente resistente ao ambiente, mas é sensível à desinfectantes e a temperaturas acima de 80°C.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!