Aspergilose em Aves

A Aspergilose em Aves é uma doença que geralmente afeta o sistema respiratório de galinhas, perus, e menos frequentemente de patos, pombos, canários, gansos e outras aves selvagens e animais de estimação. Esta doença de galinhas normalmente é causada pelo fungo Aspergillus fumigatus. Vale lembrar que vários outros Aspergillus spp podem ser os causadores da doença. Existe uma alta mortalidade em pintinhos que inalam grandes quantidades de esporos durante a eclosão em incubadoras contaminados ou quando colocados em locais contaminados após o nascimento. Nas aves mais velhas, a infecção é causada principalmente pela inalação de poeira, sujeira e lixo contaminados.

Aspergilose em Aves

Sintomas da aspergilose em aves

Os principais sintomas da aspergilose em aves incluem dificuldades respiratórias, respiração ofegante, sonolência, problemas do sistema nervoso, perda de apetite, perda de peso e aumento da sede. Em galinhas de até 6 semanas de idade normalmente o problema estará concentrado nos pulmões. Lesões pulmonares são caracterizadas pela cor branca a amarela das placas e nódulos. Elas podem ter de alguns milímetros até vários centímetros de diâmetro. As placas e os nódulos também podem ser encontradas na siringe, sacos de ar, fígado, intestinos e, ocasionalmente, no cérebro.

Diagnosticando a aspergilose em aves

Para realizar o diagnóstico da aspergilose em aves geralmente nos baseamos em sinais e lesões, além de exame microscópico para localizar o fungo. A doença pode ser confirmada através do isolamento do fungo, tipicamente pela colocação de pequenos pedaços de tecido afetado em ágar sabouraud.

O crescimento do fungo ocorrerá entre 24 a 48 horas e as colônias irão ficar na cor verde/azul, com aparência de pó. O diagnóstico diferencial inclui bronquite infecciosa, doença de Newcastle, laringotraqueite infecciosa, micobacteriose, colibacilose, outras infecções fúngicas, como por exemplo ochroconosis, zigomicose, e encephalomalacia nutricional.

Tratamento da aspergilose em aves

O tratamento das galinhas afetadas geralmente é ineficaz. A recuperação espontânea da aspergilose pulmonar pode ocorrer se as galinhas não forem expostas novamente ao mofo. Não há um tratamento realmente eficaz para a doença, já que a grande maioria das vezes é fatal. Costuma-se tentar realizar o tratamento com antifúngicos, porém, na maioria das vezes não se tem sucesso.

Prevenindo a aspergilose em aves

O cumprimento rigoroso de procedimentos sanitários durante a incubação dos ovos irá minimizar os primeiros surtos. Ovos muito sujos ou quebrados não devem ser colocados para incubar. Isso evita o crescimento de bactérias e fungos. Ovos sujos também podem explodir e espalhar esporos por todas as peças da chocadeira.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!