Produção de Ovos

A produção de ovos é um tipo específico da criação de galinha, mais especificamente a criação de galinha poedeira. Tal criação exige alguns cuidados bastante próprios. Primeiro, vale lembrar que todas as galinhas botam ovos, mas em quantidades diferentes. Galinhas normais e sem cuidados especiais colocam apenas alguns poucos ovos por mês. Já as galinhas poedeiras de boa qualidade podem botar mais de 280 ovos por ano, desde que sejam bem cuidadas. Assim, mesmo um pequeno galinheiro, se bem planejado e cuidado, pode ser fonte de uma produção considerável de ovos para a demanda de sua casa. Pode até mesmo ser uma boa fonte de lucro, caso queira vender os ovos produzidos.

Produção de Ovos: Passos Simples para ter Sucesso na Produção

As galinhas estão prontas para a produção de ovos?

Chama-se de postura a fase em que ocorre a produção de ovos pelas galinhas. Elas atingem um certo estágio de maturidade corporal e sexual, estando aptas a produzir os ovos. Nessa fase, as aves precisam de um ambiente tranqüilo e relativamente silencioso. Evite movimentações desnecessárias de pessoas e equipamentos próximos ao galinheiro. Sabe-se que o estresse é um dos maiores fatores de diminuição da postura de ovos.

Alterações físicas na galinha durante a produção de ovos

Na fase de postura acontecem algumas alterações físicas na galinha. Crista e barbelas grandes, de aspecto sedoso e com coloração vermelha, cloaca ovalada, alargada e úmida, assim como a distância entre os ossos da pelve que fica com 3 a 4 dedos e o abdômen mais macio são algumas alterações. Lembre-se de ter um galo, ele é muito importante para as galinhas. Com ele elas ficam mais tranquilas e felizes, fazendo com que a produção de ovos melhore. Isso também irá diminuir consideravelmente a quantidade de doenças, que acabam causando grandes prejuízos na avicultura. Um ponto importante, porém negligenciado, é sobre o ninho de galinha, que dificilmente ganha a devida atenção.

Controle de pragas na produção de ovos

Para ter um aproveitamento pleno e otimizar a produção de ovos é preciso controlar adequadamente as pragas que podem proliferar-se no galinheiro, como pulgas, piolhos e moscasCom relação ao controle de moscas deve-se tomar cuidado com as fezes das aves. As fezes não devem ficar no ninho ou em contato direto com os ovos. Trocar a cama de frango do galinheiro sempre que necessário também é muito importante.

Também é possível borrifar um larvicida periodicamente, atividade que deve ser orientada por um técnico responsável. Existem diversos medicamentos, inclusive caseiros, para o controle de pulgas e piolhos, e você poderá conseguir informações com veterinários ou em uma casa de produtos agrícolas.

Alimentação adequada para a produção de ovos

Uma boa alimentação para galinhas poedeiras, e principalmente eficiente, é um fator chave para o sucesso da produção de ovos. Uma alimentação deficitária irá diminuir a produção das aves, e seu lucro. A eficiência é fundamental, uma vez que a alimentação pode representar até 70% do custo total de uma produção de ovos.

Você deve tomar cuidado com o desperdício. As aves tem o costume de bicar e ciscar a ração, jogando muita comida para fora. O ideal é usar comedouros próprios para as galinhas. Se for o caso faça um comedouro estreito e alto, de forma que a galinha não possa entrar nele.

Outro ponto importante é que a galinha utiliza apenas uma pequena parte dos nutrientes que absorve da alimentação para sua própria saúde ou crescimento. Uma boa parte será direcionada para a formação dos ovos. Entre esses nutrientes, o mais importante é o cálcio, do qual é constituída a casca do ovo.

Portanto, para ter uma produção elevada de ovos, com boa qualidade, é preciso oferecer às galinhas uma alimentação equilibrada e rica em todos nutrientes. De preferência uma ração própria para postura, além de ser em grande quantidade para cada ave, pois normalmente uma galinha poedeira consome de 90 a 110 gramas de ração por dia. Ter boas galinhas poedeiras irá garantir o sucesso de sua produção de ovos.

Produção de Ovos

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!