Como Iniciar a Produção de Ovo de Galinha

O principal motivo para quem deseja iniciar uma criação de galinha poedeira é a obtenção do ovo de galinha. Isso é um fato! Mas o criador deve ficar atento e buscar ter sempre ovos frescos, grandes e com alto valor nutricional. Melhorando assim o desempenho da criação e os lucros. Para o planejamento de uma pequena criação de galinhas poedeiras no fundo de um quintal é preciso levar em consideração a quantidade de ovos que serão consumidos pela família, ou que o criador tenha a intenção em vender para vizinhos, amigos, ou em feiras agropecuárias. Assim evita-se gastos com animais e rações que irão botar uma grande quantidade de ovos que poderão estragar, caso não consiga ser comercializado.

Ovo de Galinha Como Iniciar a Produção e Problemas Comuns

Vale lembrar que algumas galinhas podem nunca botar ovos ou botar em quantidade menores. Os motivos passam por terem problemas fisiológicos, hormonais ou alguma deformidade no corpo. Pélvis muito estreita é um problema comum, neste caso você deverá descartar a galinha.

O ritmo de produção de ovos também pode ser afetado por outros fatores externos. Mudanças bruscas de temperatura, doenças, estresse ou falta de nutrientes adequados na alimentação para galinhas são alguns. A falta de nutrientes também pode alterar a qualidade do ovo de galinha. Especialmente a falta de cálcio, que pode enfraquecer a casca dos ovos.

As frangas são as galinhas muito jovens, antes de começarem a botar ovos. Alguns produtores optam por criar as galinhas desde essa fase de crescimento, ou até mais jovens. Assim elas ficam mais dóceis e acostumadas com o contato humano. Em geral, as frangas passam a botar ovos, e portanto serem consideradas como galinhas poedeiras, a partir da 20ª semana de vida. Atenção: os primeiros ovos botados por uma galinha muito jovem, em geral, são malformados e menos ricos em nutrientes. Irá demorar algum tempo até que seu ciclo de postura se estabilize e ela entre em uma boa rotina de produção de ovos.

Outro ponto importante é que os ovos botados por uma galinha jovem em geral são menores que de uma galinha madura, sendo que o tamanho dos ovos tende a aumentar conforme a idade da galinha. Algumas galinhas são produtivas como poedeiras por dois anos antes de entrar em declínio de produção, mas existem certas espécies que botam ovos em ritmo intenso por vários anos. Qualquer criação precisará de bons ninhos de galinha, de forma a deixarem as galinhas confortáveis, evitando que os ovos se quebrem facilmente.

Tenho que ter um galo para ter ovos de Galinha?

A presença de um galo para a produção dos ovos é recomendada. É importante ressaltar que na realidade você terá o ovo de galinha independentemente da presença do galo. As galinhas tendem a ficar mais felizes e calmas quando tem um galo no terreiro. Isso faz com que a produção de ovos aumente. O galo é realmente necessário apenas para fertilizar os ovos. se você quiser chocar o ovo com o intuito de gerar pintinhos, terá obrigatoriamente que ter um galo.

Problemas comuns com o ovo de Galinha

O produtor não deve ficar assustado se eventualmente suas galinhas produzam ovos que saem dos padrões da normalidade. Esse problema, se for apenas ocasional, é normal mesmo em galinhas saudáveis. Um exemplo é o ovo de galinha subdesenvolvido. Aqueles que são muito menores que os demais. Em geral, esses ovos são muito menores que os normais,  porque passaram acidentalmente pelo oviduto da galinha, sem terem atingido seu desenvolvimento completo.

Outro exemplo comum são os ovos sem casca, que normalmente estão envoltos apenas por uma membrana, ou então ficam com a clara e a gema soltas. Esses ovos também são prematuros, e foram expulsos do corpo da galinha antes de terem tempo para formar a casca. Caso um animal bote ovos sem casca com frequência você deverá dar uma atenção especial na alimentação para galinhas que está sendo fornecida. Isso é sinal de um déficit nutricional, como a falta de cálcio, que é um problema simples de ser resolvido.

Existem ainda dois tipos de ovos duplos: um em que um ovo está “preso” dentro do ovo seguinte. Quando o ovo já formado foi encapsulado pelo ovo seguinte, ou seja, neste caso, ao quebrar um a casca do ovo de galinha, um novo ovo completo irá aparecer. A outra forma são os ovos com duas gemas, sendo que eles em geral são maiores que os demais. Aprenda mais sobre como ter um bom ninho de galinha em seu galinheiro.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!