Ninho de Galinha

O ninho de galinha é um assunto que raramente está no topo de listas de prioridades dos criadores de galinhas poedeiras. Muitas das vezes acaba sendo ofuscado por outros aspectos como o galinheiro em si e a alimentação para galinhas. Ele é de primeira importância para conseguir ter sucesso na produção de ovos, garantingo também boas condições físicas para as poedeiras.

Ninho de Galinha Saiba deste Importante Item na Criação de Galinhas

Eles devem seguir alguns parâmetros para assegurar o máximo aproveitamento da criação de galinhas poedeiras. Os ninhos podem ser de madeira, plástico ou metal, e com os quatro lados fechados. Em geral são construídos em forma de “caixa”, com atenção especial para o fechamento da parte frontal. Isso faz com que o material usado pela galinha para fazer o ninho, e principalmente os ovos, acabem escorregando durante o movimento de entrar e sair da galinha, e acabem se quebrando.

Na hora da postura as galinhas gostam de sentir-se seguras e confortáveis. Dessa forma o local ideal para a colocação dos ninhos de galinha é no fundo do galinheiro. Eles não devem ficar apoiadas no chão, mas sim erguidas e encostadas na parede, contando com poleiros para que a galinha possa ter um acesso fácil ao ninho. Esse é o modo como as galinhas sentem-se mais seguras e a vontade para botar ovos.

Material ideal para fazer ninho de galinha

Os ninhos devem receber uma camada de material macio, que em geral é de serragem grossa, feno ou capim, especialmente o capim gordura. Tal material tem como principal função manter os ovos limpos e evitar que eles rolem e quebrem. Esta camada em alguns locais é popularmente conhecida como cama.

Um detalhe muito importante é manter a limpeza deste material usado no ninho de galinha. Troque-o sempre que eles ficarem muito sujos. Muitas galinhas ao deixarem os ninhos, especialmente quando saem as pressas, acabam retirando um pouco de sua cama. Por isso você deve ficar atento e colocar mais material no ninho, desta forma a galinha poderá refaze-lo.

A escolha do material do qual os ninhos de galinha são feitos influencia diretamente na questão da higiene. Quando a caixa do ninho é feita de um material, tais como metais ou plástico, torna a higienização mais simples e rápida. Estes materiais, por não serem porosos, podem ser esfregados e lavados. Eles também não absorvem as fezes das galinhas, garantindo assim uma maior facilidade de manter o ninho asseado.

Principal problema do ninho de galinha

Um problema muito comum na criação de galinhas é a infestação de piolhos. Caso isso aconteça com você o ideal é trocar todos os ninhos e fazer o controle, tanto nas aves quanto no galinheiro. O aconselhável é que você procure um veterinário ou até mesmo uma casa de produtos veterinários. Eles podem recomendar um produto, normalmente piretróides ou carbamatos. Indicando a dosagem e a quantidade de aplicações necessárias para o tamanho da sua criação e da infestação.

Tamanho ideal para o ninho de galinha

É importante lembrar que existem galinhas de muitos tamanhos e tipos físicos diferentes. Por isso é errado dizer que existe um tamanho “padrão” de ninho que aplique-se a todos os tipos de galinha. É preciso investigar as necessidades específicas das aves que você está criando. Os ninhos de galinha devem ter espaço suficiente para acomodar a galinha de forma confortável e aconchegante. Ele não deve “espremer” a galinha, deixando-a pouco a vontade para botar os ovos, nem ser aberto demais, de modo que os ovos possam se dispersar facilmente. A medida certa é ligeiramente maior, cerca de 5 a 10 centímetros para cada lado, que sua galinha na posição em que ela põe ovos. Lembre-se que bons ninhos são importantes para ter sucesso na produção de ovos.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!