Fases de Criação do Frango de Granja

O frango de granja ou frango de corte é aquele destinado ao consumo de sua carne. Isso faz com que seu manejo e criação seja bem diferente das galinhas poedeiras. Ele possui suas próprias particularidades, sobretudo no que diz respeito à manutenção. Um importante cuidado no manejo dos animais e com relação a alimentação para galinhas que será fornecida. Você deverá fornecer a comida de acordo com as fases da vida dos frangos. O ideal é que o frango seja criado desde a fase inicial, ou seja, desde a etapa de pintinho. Da mesma forma, cada etapa traz seus cuidados próprios, que são importantes para manter a saúde e qualidade dos frangos.

Fases de Criação do Frango de Granja e Cuidados Importantes

Fase inicial da criação de Frango de Granja: Pintinhos

Um dos cuidados mais importantes que deve ser tomado com os pintinhos, que é a fase da vida do frango que dura, em geral, do nascimento até a quarta semana de vida, é com a temperatura do local aonde os animais irão ficar. Isso porque os pintinhos de frango de granja não têm um sistema termorregulador ativo. Eles acabam sofrendo muito com mudanças bruscas de temperatura, sobretudo com o frio.

O criador deverá manter fontes de calor para aquecer suas aves, observando sempre uma distribuição uniforme. Isso evita superaquecer uma parte de sua criação, deixando a outra carente de calor. Nesse sentido, as correntes de ar geladas também devem ser evitadas, utilizando-se de cortinas ou outros mecanismos de bloqueio. Essa vulnerabilidade do pintinho estende-se até sua primeira troca de penas, que pode ocorrer entre seu 21º e 28º dia de vida.

Evidentemente, a fase inicial de criação do frango de granja também é crucial para seu crescimento saudável em todas outras fases. Assim, a nutrição dos pintinhos é um fator-chave para a produção. É preciso disponibilizar a quantidade certa de ração às aves, calculada de acordo com a quantidade e espécie dos pintinhos.

Deve-se ter atenção a todos os nutrientes presentes na ração, em especial às proteínas, importantes para seu crescimento. A hidratação dos animais também vai influenciar seu consumo de alimentos. Os pintinhos devem sempre ter água disponível, limpa e fresca, em bebedouros de fácil acesso.

Fase de crescimento do Frango de Granja

Na realidade, a fase de crescimento é definida em relação à época de abate, que varia enormemente de acordo com a raça do frango e o próprio manejo da granja. Assim, a fase de crescimento do frango de granja ocorre até cerca de uma semana antes do abate. Como trata-se de um frango produzido para abate, e que portanto deve ganhar peso, uma atenção redobrada deve ser dada à alimentação.

Todavia, isso não significa que deve ser oferecido alimento em excesso à ave, pois elas acabam desperdiçando muita comida. Pelo contrário, o alimento deve ser cuidadosamente manejado de acordo com as recomendações de um técnico. Vale lembar que tanto a ração quanto a água devem ser colocados na altura do dorso dos frangos, o que facilita o consumo, ingestão e ajuda na digestão do animal.

Um ponto bastante importante é que toda a comida deve conter coccidiostáticos. Estes são medicamentos que previnem doenças graves como a coccidiose, que pode matar o frango de granja. Em relação ao abrigo dos animais, vale lembrar que nessa fase as aves sofrem muito mais com o calor do que com o frio, e portanto devem ser mantidas na sombra e em locais frescos.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!