Alimentação para Galinhas

Uma das questões centrais para criar galinhas saudáveis e produtivas, além de evitar as doenças, é a correta alimentação para galinhas. Devido a sua importância este é um dos tópicos que suscita mais dúvidas entre criadores. Uma das questões principais na hora de definir qual a melhor alimentação para galinhas que você deve fornecer é que nem sempre o que as galinhas comem é o mesmo que o que elas deveriam comer, ou seja, elas são aves extremamente adaptáveis, mas o fato delas aceitarem determinado alimento não significa necessariamente que aquela seja a melhor alimentação para as suas galinhas.

Alimentação para Galinhas - Dicas e Cuidados Importantes

Galinhas comem de tudo?

As galinhas, assim como os seres humanos, comem uma grande variedade de alimentos. Na prática você verá que sua galinha pode comer os mais diferentes alimentos. Caberá a você, criador, evitar que ela coma algo que possa fazer mal à sua saúde. Também é sua responsabilidade que elas recebam as quantidades adequadas de comida.

Um criador, tanto o profissional, quanto aquele que deseja criar galinhas no quintal de sua casa, pode ter como base da alimentação de sua criação de galinhas as rações industrializadas. Em geral elas possuem uma fórmula equilibrada, com proteínas, minerais e outros nutrientes, que irão suprir as necessidades das aves.

Somente uma ração de qualidade será o suficiente?

Em alguns casos apenas a ração poderá não ser suficiente para que as galinhas tenham todos os nutrientes necessários para a sua saúde. Um bom exemplo disso é quando estamos criando galinhas podeiras. Dependendo das qualidades do plantel e da produção de ovos elas irão necessitar de bastante cálcio.

Apesar das boas rações para galinhas podeiras conterem esse nutriente é sempre bom oferecer aos animais uma fonte complementar. Em lojas especializadas é possível obter suplementos de cálcio que podem ser adicionados à ração, complementando a dieta das aves. É importante que você tenha orientação de um veterinário antes de tomar qualquer decisão.

Como variar a alimentação das galinhas?

Para variar a alimentação para galinhas, especialmente para criadores menores, vale também oferecer pequenas quantidades de outros alimentos. Inclusive alguns “restos” da alimentação humana podem ser oferecidos, tais como arroz, verduras e legumes. Isso inclusive irá ajudar a diminuir os custos com ração e milho. Há uma grande variedade de exemplos de comidas que as galinhas apreciam: restos de torradas ou migalhas de pão, cascas de batatas, folhas e talos de vegetais como cenouras, rabanetes e outros.

Vale lembrar que esses alimentos não devem ser dados em detrimento da ração. Isso poderia acabar ocasionando um desequilíbrio nutricional. Também é preciso variar os alimentos oferecidos. Exagerar na quantidade de qualquer tipo de alimento é prejudicial para as galinhas. Por exemplo, proteínas em excesso podem causar problemas de rins, oferecer muitos carboidratos, como pães ou torradas, as fará engordarem excessivamente.

O que não deve ser oferecido para as galinhas?

Alguns alimentos, apesar de parecerem inofensivos à primeira vista, são péssimas opções para alimentar as galinhas. Eles podem até mesmo serem letais. Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.

Outro erro é dar às galinhas cascas de batatas verdes, que contém ainda outra substância perigosa para as aves, a solanina. Não existe nenhum problema de entregar cascas de batatas normais a elas, mas as verdes devem ser evitadas. Na mesma lógica, vale lembrar que as galinhas devem receber alimentos de qualidade. Lembre-se que não tem problema oferecer restos de alimentos para elas comerem, mas isso não significa que você pode dar alimentos estragados ou apodrecidos. Aproveite para aprender como tornar um sítio lucrativo!

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!