Ração Para Galinha Poedeira: Como Fazer Em Casa?

A ração é um dos aspectos mais importantes do processo de criação de galinhas poedeiras. Se elas não tiverem uma alimentação adequada, todo o restante do trabalho, como construção do galinheiro, escolha das matrizes e controle sanitário serão perdidos. Uma boa ração é o mais necessário para que elas tenham uma boa produção de ovos. Vamos mostrar agora uma boa ração para galinha poedeira, que você poderá fazer em sua propriedade.

Ração Para Galinha Poedeira: Como Fazer Em Casa

Receita de ração para galinha poedeira

  • 6,0 kg de Milho ou Farelo de Milho;
  • 2,5 kg de Farelo de Soja;
  • 1,0 kg de Calcário Calcítico;
  • 40 g de Sal;
  • 50 g de Fosfato Bicálcico;

Lembre-se que as galinhas poedeiras precisam de uma boa quantidade de cálcio. Ele será usando na formação da casca do ovo, evitando assim diversos problemas de postura. Normalmente a fase de produção de ovos da galinha poedeira dura entre a 18ª e a 76ª semanas de vida da ave. Ela pode continuar até 90 ou 120 semanas, se você realizar uma ou duas mudas forçadas. Tais mudas podem ser através de medicamentos, métodos nutricionais ou de manejo, buscando sempre melhorar o desempenho reprodutivo e aumentar a produtividade das poedeiras.

Como fazer a muda forçada nas poedeiras

A forma mais simples de induzir a muda forçada é retirando a alimentação das galinhas por 10 a 12 dias. A galinha irá diminuir a postura de ovos até interromper totalmente, cerca de 5 dias após o jejum. Esta técnica de jejum provoca um estresse enorme na ave, causando a perda de cerca de 35% do peso do animal. Ela irá consumir as suas reservas de gordura para manter-se viva.

Desta forma a galinha irá trocar de penas, e após os 12 dias a alimentação deverá ser retornada. Utilize uma ração com um pouco mais de farelo de soja, cerca de 3kg na receita acima, garantindo assim que as aves recebam uma dose extra de proteínas. Isso será muito útil para que elas voltem a botar em grande quantidade. Uma boa ração é importante para quem deseja ter sucesso na criação de galinhas poedeiras.

Ração Para Galinha Poedeira: Como Fazer Em Casa?

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!