A primeira vista a criação de galinhas poedeiras pode parecer um grande desafio. Com os conhecimentos certos e uma dose de paciência, pode tornar-se uma tarefa simples, proveitosa e rentável. Isso vale tanto para o produtor profissional, quanto para aqueles que desejam fazer uma criação de galinhas no quintal.
Para ter sucesso na criação de galinhas poedeiras é necessário que haja planejamento e preparação prévia. Por exemplo, você deverá oferecer às galinhas um espaço de proteção e conforto, o conhecido galinheiro. Além de protegê-las das condições climáticas, também as manterão seguras de potenciais predadores e será um bom local para para a construção dos ninhos de galinha. Mas o ideal é que elas tenham outro ambiente além do galinheiro. Um pequeno espaço aberto, com chão de terra, em que possam ciscar, um elemento chave para que elas fiquem felizes e saudáveis.
Página de Conteúdos
Escolha de matrizes para a criação de galinhas poedeiras
O primeiro passo para a criação de galinhas poedeiras é a escolha das matrizes. É preciso selecionar galinhas de qualidade, de uma boa procedência, que sejam jovens e logicamente, que seja uma raça especializada na produção de ovos. Alguns criadores podem escolher criar suas galinhas desde pintinhos. Isso pode render um trabalho extra uma vez que animais tão jovens requerem um cuidado especial. Mas saiba que esse trabalho rende frutos proveitosos, uma vez que você terá certeza da procedência dos animais, idade e condições de saúde.
Local ideal para criação de galinhas poedeiras
O galinheiro é uma estrutura essencial na criação das galinhas poedeiras. Ter um galinheiro adequado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nessa atividade. Para começar, o galinheiro deve oferecer proteção contra predadores. Cercas, telas e aramados são essenciais para proteger as galinhas. Isso vale tanto para áreas rurais, em que cobras, aves de rapina e outros animais silvestres são um risco sempre presente, quanto em áreas mais urbanizadas, quando cães e gatos podem sentir-se tentados a atacar as galinhas.
O galinheiro também deve ser posicionado maioritariamente em um local que não receba a luz solar direta. Isso mantem as galinhas em uma temperatura adequada. Por outro lado ele deve ter uma área ensolarada e deve oferecer fácil acesso à área aberta que será mantido para os animais ciscarem. Existem vários materiais que podem ser usados para fazer ninhos de galinha, como cestos e pneus velhos. Um cuidado importante é sempre deixar mais ninhos do que galinhas, desta forma evita-se brigas entre os animais. Veja mais informações sobre como fazer um galinheiro.
Alimentação Ideal Para uma Criação de Galinhas Poedeiras
As galinhas poedeiras apresentam necessidades nutricionais bastante únicas. É fato que os ovos exigem certos nutrientes de seus corpos com mais intensidade, como o cálcio que é usado na formação da casca. As aves precisam de uma boa alimentação para galinha poedeira que pode ser baseada em rações industriais. A ração deve ser especialmente indicada para postura. Em casos específicos, como galinhas comendo os ovos ou botando ovos com a casca mole, esta deverá ser complementada com outras fontes de nutrientes.
Recomenda-se que os criadores de galinhas poedeiras ofereçam suplementos minerais, especialmente de cálcio. Isso evita os problemas descritos acima. A suplementação poderá auxiliar as galinhas na produção de ovos. Uma forma simples e barata de fornecer cálcio para as galinhas é triturando as cascas de ovos de galinhas e misturando a ração.