O ninho de galinha é um assunto que raramente está no topo de listas de prioridades dos criadores de galinhas poedeiras. Muitas das vezes acaba sendo ofuscado por outros aspectos como o galinheiro em si e a alimentação para galinhas. Ele é de primeira importância para conseguir ter sucesso na produção de ovos, garantingo também boas condições físicas para as poedeiras.
Eles devem seguir alguns parâmetros para assegurar o máximo aproveitamento da criação de galinhas poedeiras. Os ninhos podem ser de madeira, plástico ou metal, e com os quatro lados fechados. Em geral são construídos em forma de “caixa”, com atenção especial para o fechamento da parte frontal. Isso faz com que o material usado pela galinha para fazer o ninho, e principalmente os ovos, acabem escorregando durante o movimento de entrar e sair da galinha, e acabem se quebrando.
Na hora da postura as galinhas gostam de sentir-se seguras e confortáveis. Dessa forma o local ideal para a colocação dos ninhos de galinha é no fundo do galinheiro. Eles não devem ficar apoiadas no chão, mas sim erguidas e encostadas na parede, contando com poleiros para que a galinha possa ter um acesso fácil ao ninho. Esse é o modo como as galinhas sentem-se mais seguras e a vontade para botar ovos.
Página de Conteúdos
Material ideal para fazer ninho de galinha
Os ninhos devem receber uma camada de material macio, que em geral é de serragem grossa, feno ou capim, especialmente o capim gordura. Tal material tem como principal função manter os ovos limpos e evitar que eles rolem e quebrem. Esta camada em alguns locais é popularmente conhecida como cama.
Um detalhe muito importante é manter a limpeza deste material usado no ninho de galinha. Troque-o sempre que eles ficarem muito sujos. Muitas galinhas ao deixarem os ninhos, especialmente quando saem as pressas, acabam retirando um pouco de sua cama. Por isso você deve ficar atento e colocar mais material no ninho, desta forma a galinha poderá refaze-lo.
A escolha do material do qual os ninhos de galinha são feitos influencia diretamente na questão da higiene. Quando a caixa do ninho é feita de um material, tais como metais ou plástico, torna a higienização mais simples e rápida. Estes materiais, por não serem porosos, podem ser esfregados e lavados. Eles também não absorvem as fezes das galinhas, garantindo assim uma maior facilidade de manter o ninho asseado.
Principal problema do ninho de galinha
Um problema muito comum na criação de galinhas é a infestação de piolhos. Caso isso aconteça com você o ideal é trocar todos os ninhos e fazer o controle, tanto nas aves quanto no galinheiro. O aconselhável é que você procure um veterinário ou até mesmo uma casa de produtos veterinários. Eles podem recomendar um produto, normalmente piretróides ou carbamatos. Indicando a dosagem e a quantidade de aplicações necessárias para o tamanho da sua criação e da infestação.
Tamanho ideal para o ninho de galinha
É importante lembrar que existem galinhas de muitos tamanhos e tipos físicos diferentes. Por isso é errado dizer que existe um tamanho “padrão” de ninho que aplique-se a todos os tipos de galinha. É preciso investigar as necessidades específicas das aves que você está criando. Os ninhos de galinha devem ter espaço suficiente para acomodar a galinha de forma confortável e aconchegante. Ele não deve “espremer” a galinha, deixando-a pouco a vontade para botar os ovos, nem ser aberto demais, de modo que os ovos possam se dispersar facilmente. A medida certa é ligeiramente maior, cerca de 5 a 10 centímetros para cada lado, que sua galinha na posição em que ela põe ovos. Lembre-se que bons ninhos são importantes para ter sucesso na produção de ovos.