Produção de Ovos Orgânicos

Para a produção de ovos orgânicos você deverá ter uma boa área de pastagem para as galinhas. Segundo a legislação Brasileira, a produção de ovos orgânicos não poderá ser realizada em gaiolas, como nas granjas convencionais, mas as galinhas devem ser soltas no pasto. Produtos orgânicos é uma das grandes oportunidades do momento. A cada dia são desenvolvidas novas técnicas de produção. Você deverá estar sempre atento, buscando tais conhecimentos.

Produção de Ovos Orgânicos

Galpão para produção de ovos orgânicos

De forma prática, cada aviário deverá ter um galpão equipado com comedouros, bebedouros, ninhos para elas fazerem a postura e também poleiros, já que elas irão dormir no local. Tal galpão ainda contará com cortinas nas laterais, de forma que o produtor poderá levantar ou abaixar, de acordo com as condições do clima. As galinhas poderão entrar e sair a qualquer momento do galpão, através de diversas “portas” existentes, ou seja, elas não ficarão completamente confinadas.

Quantas galinhas por metro quadrado?

Se o seu aviário contar com piquetes de pastagens no sistema rotacionado, ou seja, a ave tem acesso ao piquete 01, ficando nele por 45 dias, então vai para o piquete 02, e ao final dos 45 dias, retorna ao primeiro, poderá ter uma densidade de 1 ave por metro quadrado. Se o piquete não for rotacionado a densidade será de 1 ave para cada 3 metros quadrados, desta forma elas terão espaço para andar e ciscar a vontade.

Principal dificuldade para produzir ovos orgânicos

Assim como falamos no texto da criação de frangos orgânicos, aqui a principal dificuldade também está na alimentação. Ela é mais difícil de ser comprada e também é mais cara. Pela legislação você poderá colocar até 20% de produtos convencionais na sua ração. Tais produtos não podem ser transgênicos e será preciso pedir autorização da empresa certificadora para poder utilizar. Muitos produtores estão fazendo a sua própria ração. Eles plantam especialmente milho e soja orgânicos, facilitando assim o acesso aos produtos e diminuindo custos.

Cuidando da saúde das poedeiras orgânicas

Na questão da saúde das aves, todas as vacinas obrigatórias estão liberadas. A medicina tradicional deve ser evitada ao máximo. Se for necessário utilizar, em último caso, o período de carência entre o uso do medicamento e o consumo dos ovos será o dobro do normal. Desta forma evita-se qualquer resíduo no produto.

Geralmente qualquer tipo de tratamento é realizado apenas através de homeopatia e fitoterapia. Um exemplo é usar o tronco e as folhas frescas da bananeira para combater verminoses. Como vantagem para quem deseja vender ovos orgânicos, temos entre outras, o preço maior cobrado e também um mercado crescente e ainda pouco explorado. Aproveite para ler sobre plantas medicinais que podem ser utilizadas no combate de diversas enfermidades das galinhas.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!