Home Produtos Orgânicos Plantas Medicinais Para Frangos Orgânicos

Plantas Medicinais Para Frangos Orgânicos

por Vinicius

Para uma criação ser orgânica ela não poderá receber remédios alopáticos, ou seja, aqueles remédios da medicina tradicional. Torna-se importante que você saiba quais plantas podem ser utilizadas para combater determinados tipos de doenças. Lembrando que a fitoterapia, homeopatia e acupuntura, são técnicas permitidas. Iremos falar sobre algumas plantas medicinais, o que elas combatem e a forma de utilização. Tais métodos buscam sempre o bem estar das galinhas, diminuindo os problemas de saúde do seu plantel, e consequentemente aumentando o seu lucro.

Plantas Medicinais Para Frangos Orgânicos

Principais plantas medicinais

Alho

Utilizado para combater verminoses, como antibiótico, expectorante e no controle e repelência de carrapatos e piolhos. Você poderá utiliza-los inteiros, triturados na água, em extrato alcoólico, em pó associado ao enxofre no sal ou na ração.

Babosa

As folhas são utilizadas para cicatrizações e em inflamações, na forma de suco fresco puro ou na forma de unguentos, pomadas e gel.

Bananeira

Folhas e troncos in natura são usados para combater verminoses e diarreias.

Citronela

As folhas são usadas como repelentes de insetos, sendo colocadas na cama do aviário, ninho, pasto, e plantada ao redor das instalações.

Erva-de-santa-maria

Folhas e sementes são usadas para combater verminoses e diarreias. Elas podem ser maceradas, com o pó das folhas secas sendo misturadas na ração ou em outros verdes, e também espalhada na cama do aviário.

Eucalipto

As folhas trituradas são usadas para combater infecções respiratórias, verminoses e como desinfetante.

Goiabeira

Os brotos, caules e cascas são usados no combate de diarreias. Brotos e caules podem ser usados na forma de chá, as folhas secas podem ser misturadas na ração ou no pó de carvão.

Hortelã-da-horta

As folhas tem ação antiparasitária, sedativa, digestiva, analgésica, tônica e anestésica, podendo ser utilizada como chá ou misturada em produtos verdes.

Hortelã-pimenta

Tem ação expectorante, combatendo infecções e infamações. As folhas podem ser usadas na forma de xarope, chá ou  misturadas com o saião.

Limão

Combate infecção respiratória, resfriados e bouba aviária. Administre o suco da fruta, batido com água e alho.

Melão-de-são-caetano

Combate febres, diarreias, verminoses e bouba aviária. A planta inteira pode ser utilizada na forma de chá ou amassada, juntamente com a erva Macaé.

Mentrasto

Combate verminoses e  ajuda na digestão. Folhas e flores podem ser usados como chá.

Nim

Combate verminoses e infecção por piolhos. Folhas e sementes podem ser esmagadas e colocadas em infusão ou então na forma de pó ou óleo.

Tansagem

Usada para infecções respiratórias. Folhas são usadas como infusão ou tintura.

Pimenta

É anti-inflamatório e combate verminoses. Folhas e frutos  podem ser jogadas no piquete, para pastejo.

Pitangueira

Combate a febre. Use as folhas na forma de chá.

Poejo

É usado como broncodilatador e tem efeitos digestivos. Faça infusão com as folhas.

Com o tempo você irá aprender melhor sobre as plantas e também sobre o comportamento das aves, ou seja, ficará mais fácil identificar os problemas assim que eles surgirem. Sugiro que você estude mais sobre o assunto, que é muito importante, então leia esse texto sobre criação de frangos e ovos orgânicos.

Você também vai gostar

Usamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Se aceitar, basta que continue a navegar no site... Aceito! Saber +