Plantas Medicinais Para Frangos Orgânicos

Para uma criação ser orgânica ela não poderá receber remédios alopáticos, ou seja, aqueles remédios da medicina tradicional. Torna-se importante que você saiba quais plantas podem ser utilizadas para combater determinados tipos de doenças. Lembrando que a fitoterapia, homeopatia e acupuntura, são técnicas permitidas. Iremos falar sobre algumas plantas medicinais, o que elas combatem e a forma de utilização. Tais métodos buscam sempre o bem estar das galinhas, diminuindo os problemas de saúde do seu plantel, e consequentemente aumentando o seu lucro.

Plantas Medicinais Para Frangos Orgânicos

Principais plantas medicinais

Alho

Utilizado para combater verminoses, como antibiótico, expectorante e no controle e repelência de carrapatos e piolhos. Você poderá utiliza-los inteiros, triturados na água, em extrato alcoólico, em pó associado ao enxofre no sal ou na ração.

Babosa

As folhas são utilizadas para cicatrizações e em inflamações, na forma de suco fresco puro ou na forma de unguentos, pomadas e gel.

Bananeira

Folhas e troncos in natura são usados para combater verminoses e diarreias.

Citronela

As folhas são usadas como repelentes de insetos, sendo colocadas na cama do aviário, ninho, pasto, e plantada ao redor das instalações.

Erva-de-santa-maria

Folhas e sementes são usadas para combater verminoses e diarreias. Elas podem ser maceradas, com o pó das folhas secas sendo misturadas na ração ou em outros verdes, e também espalhada na cama do aviário.

Eucalipto

As folhas trituradas são usadas para combater infecções respiratórias, verminoses e como desinfetante.

Goiabeira

Os brotos, caules e cascas são usados no combate de diarreias. Brotos e caules podem ser usados na forma de chá, as folhas secas podem ser misturadas na ração ou no pó de carvão.

Hortelã-da-horta

As folhas tem ação antiparasitária, sedativa, digestiva, analgésica, tônica e anestésica, podendo ser utilizada como chá ou misturada em produtos verdes.

Hortelã-pimenta

Tem ação expectorante, combatendo infecções e infamações. As folhas podem ser usadas na forma de xarope, chá ou  misturadas com o saião.

Limão

Combate infecção respiratória, resfriados e bouba aviária. Administre o suco da fruta, batido com água e alho.

Melão-de-são-caetano

Combate febres, diarreias, verminoses e bouba aviária. A planta inteira pode ser utilizada na forma de chá ou amassada, juntamente com a erva Macaé.

Mentrasto

Combate verminoses e  ajuda na digestão. Folhas e flores podem ser usados como chá.

Nim

Combate verminoses e infecção por piolhos. Folhas e sementes podem ser esmagadas e colocadas em infusão ou então na forma de pó ou óleo.

Tansagem

Usada para infecções respiratórias. Folhas são usadas como infusão ou tintura.

Pimenta

É anti-inflamatório e combate verminoses. Folhas e frutos  podem ser jogadas no piquete, para pastejo.

Pitangueira

Combate a febre. Use as folhas na forma de chá.

Poejo

É usado como broncodilatador e tem efeitos digestivos. Faça infusão com as folhas.

Com o tempo você irá aprender melhor sobre as plantas e também sobre o comportamento das aves, ou seja, ficará mais fácil identificar os problemas assim que eles surgirem. Sugiro que você estude mais sobre o assunto, que é muito importante, então leia esse texto sobre criação de frangos e ovos orgânicos.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 0 votos - Média: 0 estrelas

Saiba os segredos para criar aves!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!