Os Coccídeos são um parasita microscópico que infectam o organismo das galinhas quando são ingeridos. Os parasitas são encontrados nas fezes de aves ou no chão, aderindo à mucosa do intestino, se multiplicando e transformando-se em oocistos, ficando no trato digestivo para extrair sangue. Uma vez infectada, a galinha irá disseminar o parasita através de suas vezes por alguns dias antes que os sintomas aparecerem.
A Coccidiose que infecta os frangos não afetará outros animais, e vice-versa. Diferentes tipos de pássaros serão infectados com diferentes tipos de de Coccídeos. A Coccidiose em aves é causada por 9 espécies de protozoários Eimeria, alguns são mais graves do que outros. Ela é uma doença de galinha fatal, mas se o seu frango sobreviver, ele será imune a futuras infecções.
Algumas infecções de Coccidiose são mais graves do que outras. Quanto mais oocistos forem ingeridos pela galinha, maior será o problema. A idade da ave também tem relação. As aves mais jovens são mais suscetíveis, porém galinhas mais velhas ainda podem ter a doença. E a alimentação também é importante, já que uma ave má alimentada terá mais dificuldade para combater a doença. A coccidiose geralmente ocorre mais frequentemente nos meses mais quentes do ano.
Página de Conteúdos
Sintomas da coccidiose
Os principais sintomas da Coccidiose são: A ave fica com uma aparência suja e despenada, além de ficar fraca, apática e pálida. Elas não comem ou bebem normalmente. Causa uma infecção grave, que faz com que as fezes fiquem amarelas e espumosas, e até mesmo apresentar sangue. Em alguns casos a galinha pode apresentar alguns sintomas hoje e morrer amanhã.
Tratamento da coccidiose
O tratamento da Coccidiose irá funcionar de forma eficaz e rapidamente se você começar assim que ver os primeiros sinais da doença. O tratamento será com medicamentos a base de coccidiostáticos, que irão agir no desenvolvimento do parasita, ou com coccidicida, que matam o agente. Esses tratamentos devem ser acompanhados com exames de fezes antes e depois da medicação, buscando analisar a sua eficácia. Você deverá monitorar o tratamento com exames de fezes e também suplementando com vitaminas, especialmente A e K.
Prevenindo a coccidiose
A prevenção da Coccidiose pode ser feita através de um bom manejo sanitário, vacinação dos pintinhos e limpeza dos potes de água e comida sempre que for trocar/completar os mesmos. Manter as suas galinhas em locais limpos, recebendo uma boa alimentação e água limpa são uma ótima maneira de evitar que as galinhas contraiam a doença.
Você também pode misturar vinagre de maçã e alho na água que as aves beberem, ajudando a controlar os oocistos e outros vermes. O ácido no intestino das galinhas irá ajudar a evitar a formação de oocistos. Todas as aves que são alimentadas no chão estão expostos a ter estas infecções. A Coccidiose pode ser disseminada através de botas contaminadas, roupas, sacos de rações, insetos e roedores.