O pato-real possui o nome científico de Anas platyrhynchos e pertence a família Anatidae. Em inglês ele é conhecido como mallard duck. Considera-se que ele seja o antecessor direto de grande parte dos patos domesticados que temos atualmente. São aves bem sociáveis, sendo possível encontrar bandos de diversos tamanhos, inclusive com outras espécies.
Página de Conteúdos
Distribuição do pato-real
Ele pode ser encontrado em áreas temperadas e sub-tropicais da América do Norte, Europa e Ásia. É considerado uma ave migratória, portanto em determinadas épocas do ano também poderá ser encontrado na América Central e nas Caraíbas. Este pato foi introduzido pelo homem em diversos locais, tais como Austrália, Nova Zelândia e América do Sul, inclusive no Brasil.
O pato-real tem muita facilidade para se adaptar a diversas regiões e climas, podendo ser encontrados desde a tundra ártica até às regiões tropicais. Diversos habitats aquáticos, tanto de água doce quanto de água salgada, estão entre os seus preferidos. Uma de suas poucas preferências está relacionada com a profundidade o local, buscando aqueles que possuem vegetação aquática a até no máximo 1 metro de profundidade.
Características físicas do pato-real
A espécie possui um grande dimorfismo sexual. Os os machos possuem a cabeça de cor verde, com asas e barrigas acinzentadas. Já o peito é castanho escuro e ele possui um anel branco ao redor do pescoço. Já as fêmeas de pato-real possuem as penas em um tom castanho-amarronzado. Quando adultos podem chegar a medir cerca de 65 centímetros de comprimento e pesar aproximadamente de 1 quilo e 400 gramas.
Alimentação do pato-real
Tem costume de ficar nadando sobre a água, ou seja, não gostam muito de mergulhar. Eles são onívoros, comendo praticamente de tudo, com preferência por plantas aquáticas e pequenos animais, tais como invertebrados, peixes e anfíbios. Também já foram observados forrageando na terra em busca de plantas e sementes.
Predadores em potencial do pato-real
Especialmente os filhotes e os ovos são alvos relativamente fáceis para serem atacados por raposas-vermelhas, felinos, guaxinins, gambás, doninhas, outras espécies de aves e até mesmo animais domésticos como cães.
Reprodução do pato-real
A fêmeas de pato-real geralmente fazem a postura de até 12 ovos. Eles serão incubados durante mais ou menos 30 dias. Elas utilizarão de buracos ou farão os ninhos diretamente no chão. O macho costuma ficar por perto protegendo o ninho durante boa parte do período de choca. Porém irá embora quando os filhotes começarem a nascer, juntando-se a bandos de machos.